Cafeteira Italiana

Cafeteira Italiana ou MokaVocê já deve ter visto aquela espécie de chaleira comprida que serve para fazer café. Se trata da cafeteira italiana, também conhecida como Moka. Há algum tempo ganhei uma e posso dizer que além do café ficar muito bom, ela é super prática.

A cafeteira italiana é dividida em 3 partes, a parte inferior você coloca a água fria. Depois existe um compartimento para colocar o pó de café e na parte superior é onde o café pronto é depositado. A vantagem é que com a cafeteira italiana os filtros de papel não são necessários. Tudo que você precisa para fazer o café já está ‘embutido’ na cafeteira, sem custos adicionais com filtros e suportes.

Também acho o preparo do café mais rápido, basta derramar o pó no compartimento, fechar e colocar no fogo. Em poucos minutos você pode saborear o seu cafezinho, que por sinal é um pouco mais encorpado que o café feito no coador ou filtro.

Uma dica na hora de comprar a cafeteira italiana é optar pelo modelo em aço inox se encontrar. As de alumínio são mais comuns mas dão mais trabalho para limpar. Se você costuma tomar café, com certeza deve experimentar a cafeteira italiana!

5 comentários brilhantes para "Cafeteira Italiana"

  1. Marcia Pedroni

    minha cafeteira funcionava muito bem, porem agora a agua nao sobe mais. sera que e a valvula? alguem sabe aonde eu encontro para comprar?
    abracos e no aguardo. Marcia

  2. Allan

    Caro Luiz,

    A moka funciona por evaporação e ebulição, que muita gente prefere chamar de “cocção” (termo que prefiro evitar). Explico:

    No início da fervura parte da água evapora e passa pelo pó, mas logo em seguida o calor faz as moléculas de ar expandirem-se e a pressão “empurra” a água pela única saída possível, ou seja, pelo pó, indo depositar-se na parte de cima através do duto que liga as duas partes. Esse é um dos motivos que nos obriga a mexer com uma colher o café ainda dentro da moka, antes de servir: misturar o café que saiu primeiro com o que saiu depois, tornando o sabor homogêneo.

    Também sou adepto da moka há anos. Se quiser um passo a passo, veja o link abaixo:

    http://cartadaitalia.blogspot.com/2005/10/cafezinho-iii.html

  3. Luiz

    Sou um adepto da cafeteira há mais de 15 anos. Gosto tanto que sempre dou de presente aos amigos… assim sempre terei uma Moka por perto kkkk
    A propósito, ontem, na casa de um destes amigos que presenteie uma Moka pintou um debate (regado a wisk e café, é claro) sobre o funcionamento da moka… Ela funciona por ebulição ou vaporização?
    Tem alguem que pode nos ajudar?

    Peças de reposição:
    Caro Luiz Alves, vc mora onde? Em SP vc poderá encontrar peças de reposição no mercado da Lapa ou “Mercadão” ali perto da 25 de março. Em feiras populares vc poderá enncontrar em bancas que vendem panelas. Ainda em Sampa, na Rua Voluntários da Patria, na altura do antigo cinema (não sei se ainda existe) tem um loja que vende quase tudo de panelas, fogões e derivados.
    Um abraço amazônico,

    Luiz

  4. luiz alves

    muito boa essa cafeteira eu tenho uma, porem o grande problema é a falta de péças de reposição,a minha por exemplo:esta com a borracha de vedação em péssimo estado, o que faz com que a cafeteira vaze pelas laterais,e não consigo encontrar a tal borracha de vedação, a que eu uso é a menor que existe, se alguém souber onde eu posso encomendar a bendita borracha de vedação e quizer perder um tempinho pra me informar eu agradeço,mais resumindo:a cafeteira é ótima se nao fose esse pequeno problema de reposição das péças que se desgastão um pouco mais com o tempo de uso.se o meu e-mail nao aparecer neste site ai vai para uma informação sobre onde comprar a tal borracha,meu e-mail é:alves.luiz579@gmail.com

  5. Anônimo

    Gostei do artigo e da dica. Adoro café e com certeza vou experimentar essa.
    Just wondering: me parece q além de tudo também é ecológica, pois economiza o papel do coador…

    gde abraço e parabéns pelo site

    Flávio

Deixe uma resposta