Climatizador de Ar Portátil Funciona?

Verão, sol e muito calor. Nessa época do ano muitas pessoas pensam em alguma maneira para refrescar o ambiente em casa. Além do ventilador e do ar-condicionado, uma opção intermediária é o climatizador de ar. Geralmente os modelos de climatizadores encontrados nas lojas de eletrodomésticos são compactos e portáteis. Alguns chegam a pensar que se trata de um ar-condicionado portátil mas não é.

O climatizador de ar refresca o ambiente utilizando-se da evaporação da água. Não esfria tanto quanto um ar-condicionado, aliás muitos ficam decepcionados com o desempenho do climatizador quando se trata de esfriar o ambiente. Mas o climatizador resfria mesmo o ambiente?

Climatizador de Ar Portátil Consul

Funcionamento do Climatizador de Ar

O uso do climatizador é muito fácil. Basta colocar água fria no reservatório e ligar o aparelho. No geral são bem silenciosos se comparados a um ar-condicionado. Quanto a esfriar o ambiente, isso depende principalmente da umidade relativa do ar. Quanto mais seco estiver o ar, mais o climatizador vai refrescar o ambiente. A umidade relativa do ar deve estar bem abaixo de 75% para o climatizador poder refrescar bem.

Dicas para quem está pensando em comprar um climatizador

Procure saber se a região onde você mora costuma ter umidade relativa baixa. Se for muito alta, o climatizador vai oferecer o mesmo resultado que um ventilador comum. O ideal é a umidade relativa ficar na casa dos 50%.

Escolha um modelo de marca já conhecida no mercado, por exemplo, Consul, Elgin, Philco, Komeco, para evitar dores de cabeça.

E você? Já utilizou um climatizador de ar na sua casa? Conte-nos como foi sua experiência!

Dica de um dos comentaristas desse post

Para quem já comprou o climatizador e está decepcionado, o comentário do Marcos do dia 19/dezembro/2011 dá umas dicas importantes para o melhor aproveitamento de um climatizador.

marcos
dezembro 19, 2011 às 11:41 pm (Editar)
Olá pessoal, os Climatizadores Portáteis funcionam muito bem. É necessário que sigam as regras básicas das orientações do manual/formulário. O ponto principal para um bom funcionamento, será colocar a parte trazeira do aparelho próximo `a alguma abertura ( porta, janela ou buraco do ar condicionado) para fazer a captação do ar externo. E, que exista saída de ar em alguma parte do ambiente ( mesmo que o ar vá para outro ambiente) para que ocorra a recirculação/renovação do ar. Seguindo as orientações o resultado será de 100% de aproveitamento. Uso o Climatizador Portátil e recomendo a compra, o cuidado é acertar o fabricante que com certeza teremos um resultado positivo. Resido na Baixada Fluminense/RJ, onde é muito quente. Represento um excelente produto, se puder ajudar diga como farei para ser útil.

346 comentários brilhantes para "Climatizador de Ar Portátil Funciona?"

  1. Adam

    Bem galera vou tentar ajudar e provar que o climatizador pode ser sim um produto bem bacana que pode salvar e muuuuito quem não pode comprar um AC ou como eu que não prefere um AC (só no carro).

    Os primeiros climatizadores vendidos aqui e pelas grandes marcas possuiam um sistema de umidificação do ar para posterior climatização que era uma piada (muitos equipamentos ainda usam hoje o mesmo sistema), eles eram feito da seguinte maneira:

    Um pedaço de tecido preso como um papiro sem fim fica rodando e sendo molhado no reservatório de água pois uma parte ficava bem próxima do reservatório e um ventilador vertical ou horizontal no formato de um cano forçava o ar de trás do aparelho passando pelo tecido úmido e sendo jogado pela frente de aparelho umedecendo o ar e pronto, depois de um tempo alguns fabricantes menores descobriram na China um sistema bem melhor (que diga de passagem a grande ecobrisa já sabia mas aplicava apenas em escala industrial) o sistema era o seguinte:

    O mesmo ventilador mas o sistema de climatizar era anos luz mais eficiente que esse tecido que ficava rolando sem fim e ficando molhado o sistema era composto por uma colméia muito parecida com a de abelha feita de celulose que molha mas não enxarca (quem quiser saber como é coloca no google: colméia de climatizador) e uma bomba que puxa a água do reservatório e jorra através de varios bicos em cima da colméia que vai ficando constantemente molhada e refrescando o ar quente que passa por ela.

    O sistema de colméia usado nos climatizadores de hj é muito melhor pois tem poder de resfriamento maior, a sacada para comprar um bom climatizador é comprar um com colméia bem grossa proporcionando maior área de contato agua e ar gerando maior troca de calor e boa vazão de ar ou seja ventilador forte e tbm um reservatório maior que 7 ltos de água.

    O climatizador deve ser usado em um quarto onde possa haver entrada e saida do ar pois se fechado o climatizador perde até 70% de sua eficiência manter até 30 cm longe da parede a parte traseira do mesmo pois o climatizador trabalha com circulação de ar, quanto menor a UR do ar em sua região melhor ele funciona, um truque para quem quer usar em um quarto pra dois é ou compre um poderoso melhor que o citado acima ou dois menores para o uso individual ou seja o jato de ar só para vc, ai meu querido vc vai sentir até frio.

    O climatizador no meu ponto de vista é superior ao AC se usado desta maneira pois ele só traz benefícios tais como todos os citados acima umidificação e purificação coisa que o AC nao faz! O meu eu uso em um quarto pequeno só para mim um segundo está a caminho para a minha namorada pois o calor promete esse ano, ia me esquecendo usem agua bem gelada neles e muito gelo para dar aquela gelada na água por pelo menos umas 2 horas ai depois a brisa refrescante jah basta para uma noite de sono bem tranquila!

    Abraços e bom sonhos!

  2. Thiago

    Boa Tarde galera, comprei climatizador de ar frio da eletrolux e espera mais pois tinha recebido ótimas recomendações do produto, enfim ele funciona bem e é bom usa-lo mesmo é de noite e colocar bastante gelo na gaveta

  3. robson

    alguem a nivel brasil tem o climatizador rotoplast 15 que é lançamento, poderia fazer alguns esclarecimentos de como esta funcionando em sua regiao e coloque o pros e contras do equipamento, moro no rj capital e gostaria de comprar este modelo de climatizador.

    agradeco se alguem puder ajudar

  4. mary

    Lendo as opinioes pros e contras arrisquei a comprar um,pois minha irma gostou dele.Muitos falam que o gelo logo derrete o que e obvio pois nao e um freezer,mas fiz o seguinte,congelei um pote de 2lts com agua e coloquei no reservatorio com agua gelada.No momento esta no modo umidificar pois a umidade do quarto estava em 57%(RJ)agora esta em 59%, temp:28,7 C o vento sai fresco isso da uma sensaçao muiito boa.Para tentar manter a agua o mais gelado possivel ,vou colocar gelo rigido ,agua de 2lts congelada,agua gelada.O reservatorio dele e bem grande e nao tem divisoes como outras marcas,assim posso colocar ate 2 ou mais gelos rigidos.Ele nao abaixa temperatura,umidifica dando uma melhora na sensaçao termica,ventila.Pelo menos vai ajudar na economia da conta de luz,uso de dia e de noite ligarei o ar condicionado se precisar.
    O climatizador e da consul.Seria legal que outras pessoas comentassem tb de outras marcas,vi poucos videos no youtube sobre climatizadores.
    Para aqueles que nao podem mexer na faixada dos aptos,tem a opçao de ar condicionado portatil,so que sao bem mais caros do que o de janela.
    Para concluir a umidade esta em 65%(tenho um termohigrometro de cabeceira,ele mede temp ambiente e umidade do ar)

  5. jonas

    pra refrescar te que ser aqueles ventilador climatizador esses sim são bons é ate mais barato e mais leve que esses da consul que é um quadrado ambulante que n serve pra nd

  6. Alexandre

    Comprei um da marca Midea. Moro em São Paulo – Capital e estes dias o calor está em torno de 37ºC. Coloquei as formas de gelo que vieram com o aparelho e não surge efeito algum, em menos de 2 minutos já estavam em temperatura ambiente. Então fiz um teste e enchi o reservatório de água e depois congelei o reservatório inteiro no freezer, depois na torneira descongelei apenas uma caminho por onde a água circula e aí funcionou bem por aproximadamente 5 minutos e realmente abaixou a temperatura do quarto. Resultado, não substitui um ar condicionado. O gelo derrete muito rápido devido a circulação da água e após isso o ambiente começa a esquentar novamente. A menos que você fique repondo gelo a cada 4 minutos você não vai sentir qualquer efeito. Compre um ar condicionado, mas se seu poder aquisitivo não permitir então a dica que passo para usar um climatizador é a seguinte:
    Durante o uso normal deixe com água apenas e mantenha as janelas abertas para promover a circulação do ar. quando for dormir coloque uma boa pedra de gelo no compartimento da água que isso vai proporcionar um vento refrescante e reze para conseguir dormir em 4 minutos.

  7. Ricart

    Estava pensando em comprar um climatizador, mas depois de tantas opiniões e comentários ruins estou mudando de ideia. Alguém sabe me dizer até quanto (%) de umidade relativa compensa utilizar um climatizador ? Vi alguém dizendo que em algum lugar que se a umidade estiver acima de 75%, o climatizador será pior que um ventilador, visto que perderia a funcionalidade de umidificação. É verdade ?

  8. claudia

    comprei um climatizador da consul, é pior que o ventilador, é fraco, o ar não refresca da um sensação de sufocamento, muito arrependida, dinheiro jogado no lixo, vou levar de volta, na loja e trocar por um ar.

  9. José Leal

    “Toda unanimidade é burra. Quem pensa com a unanimidade não precisa pensar.” Nelson Rodrigues…

    Tanta gente postando besteira aqui e tanta gente besta seguindo estas pessoas.

    Excluo “DJ RICARDO (abril 9, 2013 às 1:48 am) e alguns outros.

    Comprei, é BOM pra caramba e tem que saber escolher marca.

    Veja este link da própria CONSUL:

    http://www.youtube.com/watch?v=YCztYoFuesE

  10. celso

    Eu comprei da consul a algum tempo, porem tive varias decepcoes…… depois de pouco tempo de uso, o aquecedor parou de funcionar, ficou um tempao no concerto . Quando achei que tinha resolvido o problema, as arestas de ventilacao pararam de funcionar. Achei o produto muito fraco .

  11. leonardo augusto ferrari

    será que o climatizador da electrolux é bom eu queria comprar o CLOF PORQUE ACHO QUE A MARCA É MUITO BOA ELE REFRESCA
    MESMO ?????????? EU QUERIA COMPRAR ELE

  12. jaguara negraço

    Oi gente moro em Salvador,eu iria comprar um climatizador agora mesmo,porem com esses comentários vou comprar um ventildor do melhor que tiver no mercado.vlw galera!!!!

  13. Harry

    E a marca Honeywell, alguém conhece? pode falar um pouco da marca?

  14. Andressa

    Olá, boa tarde? Gostaria de saber opiniões de quem tem o Climatizador Bem estar quente e frio da Consul modelo C1R06A.

    Acabei de comprar um e quando fui ligar, a função de umidificar acho que não está funcionando. Aperto a função, a luz liga, lodo após a luz apaga sozinha e emite um bipe, creio que não está funcionando.

    O bipe não é por causa do filtro pq já verifiquei.

    Achei que na função umidificar sairia uma névoa, mas li aqui que não … como sabemos que está umidificando? Tem que esperar algumas horas?

    Já li o manual todo e achei com poucas informações.

    Agradeço a atenção e relatos construtivos.

    Obrigada

    • admin

      Oi Andressa,

      Esse tipo de climatizador provavelmente não gera névoa mesmo, é normal, já tive um da Consul e não saía névoa. Agora quanto à função umidificar, eu não sei exatamente como funciona esse seu modelo mas teoricamente a luzinha indicando umidificação teria que permanecer acesa.

      Você tem certeza que colocou água no reservatório?

  15. Renato Andrade

    Na época mais quente da minha região, as medições de temperatura ultrapassam 40°. Logicamente na rua. Dentro de minha casa fica algo em torno de 34 ou 35°. A umidade relativa chega a ficar em alguns momentos da tarde com menos de 20%. Usando o climatizador corretamente como sempre uso, a temperatura do meu quarto fica em torno de 27 ou 28° mesmo na velocidade média. A umidade fica mega gostosa. Um incauto não consegue usar o equipamento da forma correta querendo usar como um condicionador de ar e culpa o fabricante por sua ignorância. Além disso, não faz a manutenção. Resta fazer comentários revoltados e tendo que gastar com um ar condicionado e com a conta de energia alta.

  16. Marcio

    Sou fabricante de climatizadores industriais, e realmente funcionam, mas com motores, hélices,trocadores de calor para grandes volume de ar. Porém os caseiros, até devido a necessidade de manter baixo ruído, não funcionam de maneira adequada. Verifiquem tb. qual tipo de trocador de calor é utilizado. Existem vários produtos no mercado que são uma piada . O ideal é um ar combinado ( climatizador + ar condicionado ) . Em alguns países já estão sendo utilizados para grandes ambientes ( aeroportos ,shoppings, etc… )

  17. DJ RICARDO

    Boa gente eu comprei um climatizador Consul e aqui em Aracaju para mim foi ótimo por vários motivos. Primeiro é econômico porque aqui o preço da energia é um roubo, segundo baixa a temperatura já que aqui estamos com temperaturas lá nas alturas, terceiro ele umidifica mesmo e acabou com uma irritação alérgica que eu tenho a poeira quando uso o ventilador, quando eu usava o ventilador recebia toda a poluição e vai lá, e no outro dia ficava espirrando muito e agora isso acabou e mais uma observação, notei que pela manhã a água restante fica um pouco amarelada. Fiquei intrigado e levei a um amigo e pedi para ele analisar essa água e lá tinha vários resquícios de tudo que a gente respira quando usamos um ventilador muito desses resquícios são causadores de algumas doenças respiratórias.

    Bom minha família e eu gostamos muito e principalmente meu filho de um mês de idade. Antes do climatizador ele chorava e acordava com frequência agora não, ele dorme tranquilo a noite quase toda, ele só acorda na hora de mamar e pronto, volta a dormir. Mas ainda tem muita gente confundindo umidificação com congelamento. Isso pra quem mora no nordeste é uma loucura ex: o indivíduo passa o dia todo em temperatura de 20° e até 18º e quando sai recebe a pancada da temperatura de até 32º. Pense num choque térmico, isso faz um mal que nem queira saber, chega até dar tontura. Isso segundo um médico amigo da família falou, choque térmico brusco pode ate matar.

    Bom espero ter ajudado grande abraço a todos.

  18. Jeane

    Depois de tantas opiniões negativas esses climatizadores deveriam ser retirados do mercado. Que propaganda enganosa. Triste isso, desisto.

  19. petronio

    aqui em joao pessoa PB tambem nao funciona, a umidade é 80%

  20. MARCOS RJ

    Oi Ana Claudia boa noite, com a intenção de orientar sobre o funcionamento dos Climatizadores, favor acompanhar os depoimentos acima de MARCOS E MARCOS RJ. No seu relato acima você pecou ao fechar o quarto, estamos falando de Climatizador que precisa captar ar externo e abertura para esse mesmo ar sair para que haja renovação. Com certeza você ia sentir um ambiente agradável, bem gostoso. Espero ter ajudado. Sou representante e instalo Climatizadores. Boa sorte.

  21. Ana Claudia

    Pessoal … a minha experiência com CLIMATIZADOR DE AR também não é boa, infelizmente. Comprei um esta semana e tive que devolver … ligamos o aparelho e deixamos o quarto todo fechado e ao entrar algum tempo depois o quarto parecia estar mais abafado do que quando uso somente o ventilador. Uma pena!!!

  22. Wiliam

    Realmente hoje em dia se faz tudo pra ganhar dinheiro, até que isso seja fato para todos muitos fabricantes e vendedores já garantiram um dinheiro.

  23. Elisangela

    Olá pessoal!! Moro em Boa Vista-Roraima(onde fica isso?? é o pontinho bem encima no mapa do Brasil, extreeeeeemo norte).. essa cidade não é tão quente assim, é so um pedacinho do inferno .. voce sente as labaredas na sua face. Meu sonho é ter um pinguino (rsrsrsr.. na propaganda ele é perfeito), mas é muito caro. Há tempos que namoro climatizadores, mas aqui na minha cidade não existe isso nas lojas, então so resta comprar pela internet. Já li que não é a mesma coisa que o ar (tudo bem!), mas pelo o amor de Deus eu quero alguma coisa que pelo menos sinta uma brisa mesmo de leve, que não seja um ar tão quente como dos ventiladores. Alguém pode me indicar um site de confiança que possa comprar, marca e modelo??

    • Junio

      Olá Elisangela ,comprei um climatizador electrolux na eletrozema de uma olhada talvez goste..

  24. jose martins de oliveira filho

    meus amigos negativistas SOBRE OS CLIMATIZADORES,a sorte é pra todos,alem de tudo voce não vai perder na compra.porque temos a garantia do fabricante,porque disclassificar os produtos, certo quem segue a maioria de opinião errada é caranguejo que perdeu a cabeça e anda de lado até HOJE OK.

  25. joselito

    Moro em Salvador -Ba, estava me preparando para comprar um climatizador,más cheguei a conclusão que não vale apena jogar dinheiro fora.

  26. Bruno

    Eu moro no Rio Grande do Sul e havia pesquisado sobre alguns climatizadores mas depois de ler alguns comentários fiquei um tanto decepcionado e também desanimado, pois estava muito empolgado em comprar um climatizador. Enfim, moro em um condômínio cujo o mesmo não posso modificar a fachada, ou seja, não posso colocar um ar-condicionado(Split) na sala de estar. Então gostaria de alguma sugestão para amenizar tanto o frio quanto o calor porque as pessoas pensam que no Sul é só frio, mas podem ter certeza que no verão principalmente de dia a temperatura também fica na casa dos 35°C.

  27. MARCOS I RJ

    Alô VanessaCampo Grande-RJ
    Faço contato para te orientar sobre os Climatizadores Evaporativos.
    Por favor, leia os comentários de Marcos e Marcos I RJ acima. Tenho vários modelos para te mostrar em funcionamento, você terá toda liberdade de julgar o desempenho dos Climatizadores. Se interessar é só entrar em contato. Não respondo pelo comentário de Marcos de fevereiro 15, 2012 às 4:24 pm
    Grato. Marcos.

  28. VanessaCampo Grande - RJ

    Comprei um da Eletrolux e me arrependi muito… Nem ventilar ventila, umidificar, nem se fala!!!

  29. Edney

    Comprei um Climatizador da Midea sabendo da diferença entre um Ar-condicionado, mas me arrependi pois o mesmo nem ventila, quanto mais resfriar.

    • Anônimo

      OLÁ! O CLIMATIZADOR MIDEA QUE EU COMPREI VENTILA, MAS É MUITO BARULHENTO! COMO EU COMPREI PELO SITE E ME ARREPENDI, EU FIZ A DEVOLUÇÃO. NÃO PODEMOS NOS ESQUECER DE QUE SE COMPRARMOS PELO SITE E NÃO FICARMOS SATISFEITOS, PODEMOS DEVOLVER A MERCADORIA DENTRO DO PRAZO DE 07 DIAS.

  30. Marcia - UBERLANDIA

    Comprei um climatizador da Midea, refrescou o ar, gostei só achei ele meio barulhento. Mas estou satisfeita com o produto.

  31. Reginaldo

    Moro em Mogi das Cruzes perto das represas ,comprei um climatizador da britania ontem, tbm fiquei decepcionado com o resultado, foi dinheiro jogado fora, vou voltar na loja e ver se consigo trocar por 2 ventiladores, caso não for possível vou trocar pelo da consul, que é um pouco mais potente. To tendo a ideia de colocar uma caixa atrás do aparelho com varias garrafas pet com gelo, para quando o ar for puxado vira ar frio, tomara que de certo. Se alguem quiser me ajudar com dicas eu agradeço. reginaldo7431@gmail.com

  32. Anônimo

    Estava pensando em comprar um desses climatizadores,depois de todos esses depoimentos desisti!

  33. Yuri

    Galera pois pesquisem melhor, tinha ar no meu quarto mas como sofro de problemas respiratórios tive que substituí-lo por um climatizador, resultado: Melhor impossível, funciona muito bem realmente dá aquela sensação de frio principalmente à noite, minha mãe gostou tanto que estamos substituindo todos os ares-condicionados da casa apenas por climatizadores, estou super satisfeito e feliz com meu produto, recomendo pra todos, basta só procurarem uma boa marca! Obrigado

    • Luana-SP

      Yuri, fala pra gente qual a marca e modelo do seu climatizador e em que cidade vc mora. Pq to fazendo uma pesquisa pra comprar um. Mas to quase desistindo!

  34. Angel

    É galera! Acho que vou optar por um ar condicionado!
    Valeu pela opinião de todos, obrigada!

  35. Mega

    Eu tenho um Ecobrisa EB10 há 3 anos. É como está explicado no artigo. Se a umidade do ar está baixa, ele refresca muito bem, abaixa mesmo a temperatura. Quanto mais baixa melhor, em dias com a umidade perto dos 20% ele parece mesmo um ar condicionado, o ar na frente dele é tão frio que você não aguenta ficar na frente. Agora, nos dias com umidade pra cima de 40% ele é igual a um ventilador, até pior, porque faz mais barulho e ventila menos que um ventilador bom da Arno por exemplo. Enfim, pra quem mora em regiões onde é sempre muito seco pode até valer a pena, mas na maioria dos casos eu acho que não vale a pena. Compensa mesmo um ar condicionado ou então um bom ventilador, o climatizador acaba não resfriando como um ar condicionado e não sendo tão silencioso quanto um ventilador.

  36. MARCOS I RJ

    Bom dia Simene Cunha, não conheço o sistema de funcionamento da marca consul, mas já houvi alguns relatos prós e contras. Já, usar um umidificador junto ao ventilador não sei se o resultado irá surpreender. Simone, se você tiver uma grande curiosidade em saber como funciona e se realmente dá resultado, eu tenho como demonstrar tanto para pequenos ou grandes ambientes e com certeza você ficará feliz com o resultado visto e postará falando bem do Climatizador demonstrado. Favor entrar em contato por E-mail já postado. Bjs Marcos I RJ

  37. simone cunha

    Boa noite Marcos, conforme meu comentário em 14 de outubro, a minha dúvida é que moro no Rio, se o da consul é bom? ou se eu comprar um umidificador de farmácia pequeno, ligado junto ao ventilador, o ar do meu ventilador vai sair mais fresco? o que eu quero é um vento fresco, tipo mais frio, visto que no verão o vento é muiiito quente, tipo vapor, eu sei que não é ar condicionado, só quero um vento bem fresquinho. Aguardo sua resposta e muito obrigada, bjs.

  38. MARCOS I RJ

    MARCOS I RJ

    Boa noite a todos, fiquei um tempo fora do ar mas já estou de volta. As dúvidas continuam, o que é normal. Em resposta ao nº 214 ‘HOUSE’ os Climatizadores da ECOBRISA funcionam muito bem, sou um representante no RJ/BAIXADA FLUMINENSE. Favor ler os comentários de nºs 137,144,148,155,160,164,165,168,169 e 197. Obs: ( 194 não é meu, mudei para Marcos I RJ ), e 197. Se houver interesse em conhecer os modelos e ver os Climatizadores funcionando com todos os detalhes, tenho certeza que postará seu comentário favorável para compra. Ficarei imensamente feliz em poder ajudar fazendo uma demonstração/orientação do Climatizador. neves410@hotmail.com

  39. luciana

    estou pretendendo comprar um climatizador,alguém sabe qual marca e modelo seria melhor……

  40. Saulo

    Será que todos observaram que há um botão nos climatizadores que acionam a climatização, talvez alguns não devem ter prestado atenção nesse detalhe e estão deixando o aparelho funcionar somente como ventilador.

  41. Andreia

    Obrigado, pelos comentarios a respeito do cliatizador. Estava pensando em comprar um, mais já desisti! Para que um produto assim no mercado.
    Obrigado pessoal.

  42. eder

    Pessoal não sei o porquê de tantas dúvidas, o negócio é ir na loja e comprar, experimentar e se não for o que você esperava é só devolver e pegar o dinheiro de volta, são 7 dias para devolução do produto caso não fique satisfeito 🙂

  43. Elias25

    oi alguem poderia me dar uma ajuda?eu moro na região serrana no espirito santo aki normalmente faz frio so nessa epoca do ano que faz calor e a umidade do ar e baixar,eu queria conprar um pra deixar no meu quarto durante a noite, meu quarto ele e pequeno sera que vale a pela conprar um?e durante o inverno sera que sera que o akecedor ira resolver?qual marca eu devo conprar?ou devo deixar essa ideia de lado e conprar um simples ventilador msm?!?kkk…alguem poderia me dar uma dica?

  44. Carlos Alberto de Castro Jacques

    Silencioso, funcional e prático para levar do quarto para a sala de estar. As aletas que se movimentam como um Ar condicionado Split são uma graça e funcionam perfeitamente para distribuir o ar climatizado, e quando desligado as aletas se fecham automaticamente se tornando mais higiênico pois não acumula aquela poeirinha de ventilador. E ainda existe um segundo jogo de aletas, mais interno, que circula o ar da direita para esquerda com a opção de ficarem paradinhas jogando o ar mais para ou lado ou para o outro, como você escolher. Vem com um controle remoto que é lindo é fácil de usar e com todas as opções do aparelho. O climatizador é muito fácil de limpar, utiliza um filtro parecido com o de um Ar condicionado Split, e o recipiente de água sai por completo como uma gaveta. Ventilador nunca mais. E mesmo para quem tem Ar condicionado mas gosta de uma certa umidade e uma brisa no quarto eu recomendo usar este climatizador. NÃO SUBSTITUI UM AR CONDICIONADO. Mas é muito mais eficiente que um ventilador. E para quem mora em cidades de clima seco é uma grande ajuda pois repõe a umidade. Re comendo para quem tem crianças pequenas e tem medo daquelas hélices de ventilador. Eu que tenho cabelos compridos sempre tive medo de me enrolar nessas hélices. Adorei, carrego o meu pela casa toda. Acho que vou acabar comprando mais um pelo menos

    • Michelle

      Qual a marca e modelo?

  45. EVELLYN

    AQUI ESTOU EU COM O MESMO PROBLEMA, RINITE! MOTIVO QUE NÃO ME PERMITE O USO DE AR CONDICIONADO, APOS TANTAS NEGATIVAS ACIMA, RESOLVI PESQUISAR MAIS A FUNDO. GOSTEI DE SUA POSIÇÃO CARLOS HENRIQUE, E VENHO FORTALECER NO SENTIDO DE QUE UM CLIMATIZADOR NUNCA IRÁ SUBSTITUIR UM AR CONDICIONADO, NÃO É ESTA SUA FUNÇÃO, CASO FOSSE, SERIA P/MIM MUITO SIMPLES A SOLUÇÃO DO MEU PROBLEMA! EM MINHAS PESQUISAS O QUE PUDE OBSERVAR É QUE A POTÊNCIA GIRA EM TORNO DE 50W A 100W; SÃO A MAIORIA VENDIDOS E PROPAGADOS, MUITOS NEM COLOCAM ESSA INFORMAÇÃO! ENCONTRADA NO MANUAL OU INDO DIRETO A FONTE QUE É O FABRICANTE. ENCONTREI APENAS UM EM QUE IREI VER DE PERTO PARA TER CERTEZA, JÁ QUE MUITOS COLOCAM POTÊNCIAS DE ATÉ 1400W, MAS QUANDO VC VAI VER ESSES 1400W É P/AR QUENTE E NO FRIO VAI PARA O SIMPLES 80W, O QUE É MUITO POUCO. UM VENTILADOR DE PAREDE QUE É UM DOS MAIS POSSANTES E ECONÔMICOS QUE OS DE TETO NORMALMENTE SÃO DE 150W, SEI PORQUE AQUI EM CASA É USADO VENTILADORES DE PAREDE ECONOMIA DE LUZ! ENTÃO O QUE PARA ALGUEM COMO EU QUE TEM RINITE, O IDEAL SÃO CLIMATIZADORES QUE TENHAM PURIFICADOR, IONIZADOR, UMIDIFICADOR E PRINCIPALMENTE COM MAIOR POTÊNCIA. COMO DISSE ACIMA IREI VER UM DA ELGIM FRESH TURBO QUE DIZ POSSUIR POTÊNCIA DE 230W, TOMARA QUE EU DÊ SORTE, POIS MORO EM NITERÓI E JÁ FEZ DIAS TERRÍVEIS DE CALOR E O VERÃO TÁ AI! QUALQUER NOVIDADE COMENTAREI PARA QUEM INTERESSAR.
    (OBS: TEM UM DA ELGIM FRESH QUE NÃO É A MESMA POTÊNCIA).
    ATÉ MAIS ESPERO QUE COM SUCESSO. ABRAÇOS A TODOS.

  46. simone cunha.

    Li o comentário da Núbia e achei certo, visto que eu moro no RJ, na zona norte, que fica mais ou menos uns 40 minutos da praia, e o bairro que eu moro é muiiito quente, tipo seco, visto que o meu quintal fica muito seco, depois que eu molho as plantas. Gostaria de saber se alguém que mora no Rio, na zona norte tem um climatizador e o vento sai fresquinho mesmo, ou um umidificador daqueles pequenos, tipo de farmácia, ligado junto ao ventilador faz o mesmo efeito? Obrigada.

  47. Nubia

    Eu tenho um climatizador eletrolux e pra mim valeu a pena. Se eu tivesse levado em consideração as opiniões que li não teria comprado, mas resolvi arriscar e não me arrependi. Pra mim que moro em Brasília (que é super seco) e que não sou uma pessoa calourenta (pra mim o climatizador refresca bastante, até pq meu quarto é pequeno, mas pra quem é mto calourento pode não ser suficiente) foi ótimo. A vantagem do climatizador é que filtra o ar e o vento sai geladinho (o que não acontece com o ventilador), sem falar na umidificação do ambiente que faz toda diferença se vc mora num lugar mto seco. Agora se a pessoa quer gelar o ambiente tem que comprar um ar condicionado. Em locais umidos e mto quentes o climatizador não ajuda mto.

  48. Angélica Pereira

    Comprei um climatizador de ar, e ao contrário dos trocentos comentários, GENTE NÃO ESTOU DESRESPEITANDO NINGUÉM, eu adorei o resultado…. meu quarto é bem pequeno, eu coloco água e gelo no compartimento fecho tudo e ligo ele, não gela gente igual ar condicionado, não gela mesmo, mas no meu caso meu quarto fica fresquinho, agora consigo dormir tranquila. Quis dar minha opinião só isso pq também fiquei em dúvida mas no consultorio do meu ginecologista que é grande tem um e ja dava uma leve refrescada.
    Moro em Uberaba MG, e a umidade relativa do ar aqui é bem baixa.

  49. Daiene

    comprei um climatizador esses dias e eu gostei muito, achei que refresca bem o ambiente sim. Melhor que ventilador, pois nao sai aquele ar quente nos dias de muito calor, o ar é bem mais leve e refrescante. Eu gostei!

  50. mirlene

    comprei um climatizador da elgin, no começo achei parecido com os primeiros ventiladores feitos ,mas rapaz meus filhos que tem problemas com alergias quando calor ,resolveu praticamente 70% ,o ar fica mais leve,não tenho que reclamar, comprei um umidificador e não um ar condicionado.

Deixe uma resposta