Ginástica Laboral

Com o aumento do número de pessoas trabalhando em fábricas e escritórios, que geralmente levam uma vida sedentária ou que exigem esforços repetitivos, muitas empresas incorporaram a prática da Ginástica Laboral como meio para evitar a prevenção de problemas musculares e nervosos dos seus funcionários.

O que é a Ginástica Laboral

A Ginástica Laboral é definida como a prática de exercícios físicos no local de trabalho e durante o expediente cuja função é prevenir o surgimento de lesões ocupacionais proporcionando melhores condições para o exercício das funções diárias dos funcionários. Os exercícios geralmente envolvem técnicas de alongamento e aquecimentos para prevenir lesões ocupacionais e devem ser orientadas por especialista da área, que pode ser um fisioterapeuta ou educador físico.

Os tipos de Ginástica Laboral

A Ginástica Laboral pode ser dividida em dois tipos

Ginástica preparatória que é praticada antes ou no início da jornada de trabalho, com alongamentos e aquecimentos específicos para determinadas estruturas que serão mais exigidas durante o trabalho.

Ginástica compensatória que é praticada durante a jornada de trabalho com o objetivo de diminuir a fadiga que pode surgir como consequência de movimentos repetitivos ou posição inadequada no trabalho.

Benefícios da Ginástica Laboral

Os benefícios que a Ginástica Laboral pode trazer são inúmeros, tanto para a empresa como para os funcionários. A empresa se beneficia com a diminuição de problemas de saúde do trabalhador e consequentes faltas ao trabalho, o que gera um aumento na produtividade dos mesmos.

Já para os trabalhadores, os benefícios são vários, como a melhoria no bem-estar físico e diminuição da sensação de fadiga após a jornada de trabalho. Além disso, existem benefícios psicológicos associados à prática da Ginástica Laboral, melhorando a auto-estima e concentração no trabalho.

Deixe uma resposta